23 de agosto de 2011

Platão

  
  Filósofo e matemático grego, Platão nasceu em Atenas em 427 a.C e morreu em 347 a.C, viveu entre a cidade natal e Magna Grécia. Discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, fundou a Academia-primeira escola de Ensino Superior no mundo.
   Banquete e Frotes são duas de suas mais importantes obras, como as demais, foram escritas por forma de diálogos.
   O mundo das idéias é caracterizado por duas afirmativas a partir da teoria da dualidade: na natureza tudo era imóvel, mas ao mesmo tempo tudo mudava. A natureza é composta por duas partes, uma que alcançamos por nossos sentidos, é esse o mundo sensível. E por outro lado, o mundo das idéias, ligado diretamente a razão, não é concreto, não podemos tocar, esse mudo é eterno e imutável. Segundo Platão 'as almas vivem no mundo das idéias e encarnam no mundo sensível esquecendo das idéias que existiam em seu mundo original', ou seja, para Platão, o mundo que vivemos não é o mundo real, é a cópia de um mundo ideal. Devemos desconfiar do que nossos olhos vêem e do que nos ouvido escutam, devemos nos deixar guiar pela razão. Platão, assim como Jesus Cristo, Buda, Hitler, Gandhi entre outros 'não morreram', temos a alma de cada um deles junto a nós, quando lembramos da essências e das idéias de cada um.
  
         Livro- Ariano Suassumo

   O mundo das idéias é dividido em duas realidades:o mundo em forma, é ele inteligível, imutável, eterno, puro, perfeito, padrões, modelos, material-mundo ideal-, associada a essência que se forma uma trindade: verdade, bem/bondade e beleza/belo. A segunda realidade, a sensível, o mundo que temos diante de nossos olhos, é a ruína, morte, doença, feiúra, imperfeição, físico, real.
   A alma é atraída pela beleza, tem como sua pátria natural o mundo das essências, sentindo saudade do outro mundo. O mundo material faz com que esquecemos do que a alma sabe, a Verdade, a Beleza e o Bem absolutos.


Haíssa Hruba

Nenhum comentário:

Postar um comentário